O impacto do uso de agrotóxicos sobre a saúde humana e ambiente é um problema que tem merecido atenção da comunidade científica em todo o mundo, sobretudo nos países em desenvolvimento.
Desde 2008 o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo e a utilização destes venenos agrícolas cresce ano após ano.
Os impactos na saúde pública e no ambiente são amplos, os efeitos nocivos atingem trabalhadores em diversos ramos de atividade, consumidores de alimentos e águas contaminadas.
A avaliação do impacto sobre a saúde humana e ambiente implica no conhecimento e a visualização da importância relativa a cada uma das vias de contaminação.
—
Dentro da programação deste seminário, teremos o lançamento do "Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde". Confira mais informações sobre o Dossiê aqui.
Objetivos
Geral
– Estabelecer um debate com diversas áreas do campo científico sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde e ambiente, e discutir os caminhos para o enfrentamento e redução do uso no país.
Específicos
– Esclarecer a população sobre o impacto do uso de agrotóxicos na saúde e ambiente.
– Discutir alternativas para o enfrentamento dos problemas e sua superação.
– Informar à população possibilidades de contribuição e fortalecimento de políticas e iniciativas que apontam caminhos para redução do uso de agrotóxicos.
Inscrições
Faça sua inscrição aqui.
Público Alvo
Professores (as), pesquisadores (as), estudantes universitários (as) e comunidade em geral.
Programação
24 de agosto – segunda-feira |
9h às 10h – Uso combinado de Agrotóxicos e o impacto na saúde Profa. Dra. Karen Friedrich – Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO 10h às 11h – Políticas Públicas para redução no uso de agrotóxicos Dr. Leonardo Melgarejo – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – AGAPAN 11h às 12h – Debate Local das atividades da manhã: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU
13h30min às 14h30min – Exibição do Filme: O Veneno está na mesa (documentário de Sílvio Tendler, Brasil, 2014, 50min) 14h30min às 16h – Agrotóxicos, ambiente e sustentabilidade Prof. Dr. Fernando Carneiro – Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Ceará e Universidade de Brasília – UnB 16h às 16h20min – Intervalo 16h20min às 17h30min – Debate Local das atividades da tarde: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU
19h30min às 22h – Lançamento "Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde" Profa. Dra. Karen Friedrich – Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO Dr. Leonardo Melgarejo – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – AGAPAN Prof. Dr. Fernando Carneiro – Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Ceará e Universidade de Brasília – UnB Local da atividade da noite: Auditório Bruno Hammes – UNISINOS |
Certificado
O aluno deve solicitar o certificado no Atendimento Unisinos (taxa de R$9,00) a partir de 15 dias após o término do evento. É imprescindível a assinatura na ata em cada atividade para registrar a presença.
Investimento
Evento gratuito.
Comissão Organizadora
Lic. Átila Alexius – UNISINOS
Profa. Dra. Cleusa Maria Andreatta – UNISINOS
Profa. Dra. Fernanda Bairros – UNISINOS
Prof. MS Gilberto Antonio Faggion – UNISINOS
Prof. Dr. Inácio Neutzling – UNISINOS
MS Jéferson Ferreira Rodrigues – UNISINOS
Prof. Dr. José Roque Junges – UNISINOS
Prof. Dr. Juliano Morales de Oliveira – UNISINOS
Prof. MS Lucas Henrique da Luz – UNISINOS
Profa. Dra. Marilene Maia – UNISINOS
Profa. MS Marla Kuhn – UNISINOS e GT Saúde e Ambiente da ABRASCO
Profa. Dra. Signorá Peres Konrad – UNISINOS
Profa. Dra. Susana María Rocca – UNISINOS
Coordenação
Profa. Dra. Fernanda Bairros – UNISINOS
Prof. Dr. Inácio Neutzling – UNISINOS
Prof. Dr. José Roque Junges – UNISINOS
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva – UNISINOS
Apoio
Programa de Pós-graduação em Biologia – UNISINOS
Curso de graduação em Nutrição – UNISINOS
Curso de graduação em Serviço Social – UNISINOS
Fonte: IHU