Variedade de sementes é estratégia para enfrentar mudanças climáticas


Esta notícia está associada ao Programa: Vale do Ribeira

Com apoio do ISA e parceiros, comunidades quilombolas do Vale do Ribeira promovem feira de sementes para fortalecer sua agricultura tradicional e enfrentar as alterações do clima


As mudanças climáticas já fazem parte do dia a dia dos quilombolas do Vale do Ribeira. As comunidades negras, descendentes de escravos, que há mais de 100 anos vivem nessa região entre São Paulo e Paraná, contabilizam os impactos que as alterações no clima estão trazendo para suas vidas: o excesso de chuvas, as temperaturas muito baixas ou picos de calor intenso têm prejudicado os preparativos para iniciar o plantio nas roças, por exemplo.

"A gente começa o preparo para o plantio de milho, feijão e mandioca em junho. Mas este ano o frio foi pior, teve geada e ainda não esquentou”, diz Zeni de França da Rosa, liderança do quilombo São Pedro, em Eldorado. "Julho está no fim, o frio continua e por isso nenhum plantio começou, tá tudo atrasado", completa.

As adaptações e enfrentamento às mudanças climáticas estão no centro da programação da Feira de Troca de Sementes e Mudas, que vai se realizar em 20 de agosto, em Eldorado (SP). Evento anual desde 2008, a feira é importante momento de reunião das 19 comunidades quilombolas do Ribeira que participam do GT da Roça, grupo organizador das feiras. Permite o resgate de variedades de cultivares e troca de sementes, que são inclusive a base do Sistema Agrícola Quilombola, em processo de reconhecimento como patrimônio cultural brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). "São as variedades de sementes e o sistema agrícola como um todo que podem garantir a segurança e a soberania alimentar das comunidades", afirma Raquel Pasinato, coordenadora do Programa Vale do Ribeira do ISA.

Quilombolas mostram variedades de mudas aos visitantes da oitava edição da feira, no ano passado

Este ano, a nona edição da feira será precedida pelo seminário“Agricultura tradicional e estratégias de adaptação às mudanças climáticas”, a se realizar no dia 19 de agosto. No programa estão conversas com Márcio Santilli, sócio-fundador do ISA, que vai falar sobre como anda a questão do clima no Brasil e fora dele, o depoimento de uma liderança quilombola e a apresentação do filme Para onde foram as andorinhas, no qual os índios do Parque Indígena do Xingu (MT) contam como o clima está interferindo em suas vidas.

Haverá também uma conversa sobre a importância da agrobiodiversidade e da diversidade de variedades como estratégia para enfrentar as mudanças climáticas e para a segurança alimentar com a participação de Patricia Bustamante da Embrapa Brasília, além de depoimentos dos quilombolas Benedito Alves (quilombo Cedro/Barra do Turvo); Francisco Salles Coutinho (quilombo Mandira/Cananéia); e
e Zeni de França da Rosa (quilombo São Pedro/Eldorado). Uma oficina de culinária tradicional quilombola também será ministrada aos interessados.

Ao final do seminário, será lançado oficialmente o DVD com os três vídeos que mostram o que é e como funciona o Sistema Agrícola Quilombola. Confira aqui a programação.

Serviço

19/8 – 8h30 às 18h – Seminário Agricultura tradicional e

estratégias de adaptação às mudanças climáticas, no Salão Paroquial,

Eldorado.

20/8 – 8h30 às 13h – Feira de Troca de Sementes e Mudas, Praça

Nossa Senhora da Guia, Eldorado

Fonte: Instituto Socioambiental