Krajcberg – A arte a favor da Natureza


Frans Krajcberg é um artista ímpar, suas obras refletem o grito urgente da natureza. Adotou o Brasil como casa, e a biodiversidade daqui o encantou. Suas obras retratam a paisagem brasileira, em especial a floresta amazônica, denunciando constantemente sua degradação veloz e covarde.

                          

Ao longo de sua carreira, Krajcberg se mantém fiel a uma concepção de arte relacionada diretamente a elementos da natureza. Como matéria prima, utiliza árvores de áreas de queimadas, distorcidas e negras. Faz da arte um grito de protesto, que quase sempre é ignorado pela ganância do homem em pensar que os recursos naturais são infinitos, pensamento esse que desrespeita o equilíbrio natural do ciclo da vida, pondo em xeque a saúde da Terra e tudo mais que ela nos oferece.

Nascido na Polônia, onde perdeu toda a família na guerra nazista, veio para o Brasil sozinho na década de 70. Krajcberg mantém no sul da Bahia o seu ateliê no Sítio Natura, no município de Nova Viçosa. Chegou ali o convite do amigo e arquiteto Zanine Caldas, que o ajudou a construir sua habitação inusitada: uma casa, a sete metros do chão, no alto de um tronco de pequi com 2,60 metros de diâmetro. À época, Zanine sonhava em transformar Nova Viçosa em uma capital cultural e a sua utopia chegou a reunir nomes como os de Chico Buarque, Oscar Niemeyer e Dorival Caymmi.

Mesmo com 92 anos, o artista plástico nunca interrompe sua produção, em seu sítio e em galerias ao redor do mundo está conservada uma vasta coleção de suas obras belíssimas esculpidas e pintadas como protesto à ação devastadora do homem na natureza.

Há dois meses, nosso artista foi internado depois de um infarto e passou por cirurgia no Hospital Espanhol em Salvador. Com saúde delicada em idade já avançada, Krajcberg não pára de surpreender, se recuperou e rapidamente voltou a produzir suas fotografias, esculturas e pinturas.

Reconhecido internacionalmente, o projeto para a criação da Função Museu Artístico Frans Krajcberg foi aprovado este ano e reunirá toda sua obra para exposição permanente no estado da Bahia. “Quero que tudo o que eu fiz fique no estado da Bahia para sempre e crescendo, para lutar pela saúde do planeta. A Bahia é importante porque minha luta começou aqui, acho que deve continuar e eu já estou com 92 anos.”

Para conhecer melhor esse artista excepcional, existem vários documentários sobre sua vida e obra, entre eles o Krajcberg, o Poeta dos Vestígios, produzido pelo amigo íntimo de Krajcberg, Walter Salles, de 1987 e o Socorro Nobre Filme Brasileiro também produzido por Salles em 1995.

Assista ao vídeo de Frans Krajcberg em visita ao Museu de Arte Contemporânea:

Fonte: Frans Krajcberg ; Mercado e Arte

Laísa Mangelli